(DOWNLOAD) "Saber, Poder e Resistência em Discursos Sobre o Professor no Brasil" by Odália Bispo de Souza e Silva # eBook PDF Kindle ePub Free
eBook details
- Title: Saber, Poder e Resistência em Discursos Sobre o Professor no Brasil
- Author : Odália Bispo de Souza e Silva
- Release Date : January 30, 2018
- Genre: Education,Books,Professional & Technical,
- Pages : * pages
- Size : 5571 KB
Description
O livro Saber, poder e resistência em discursos sobre o professor no Brasil lança um olhar sobre a rede de enunciados a que estão submetidos os discursos sobre o professor no Brasil, em função de jogos de saber/poder e dos feixes de relações resultantes dos atravessamentos vários e das marcações históricas que constituem a materialidade dos enunciados. A partir de ferramentas extraídas da arquegenealogia foucaultiana, a autora propõe uma reflexão acerca dos saberes que comparecem na base dos mecanismos discursivos que objetivam e subjetivam o sujeito/profissional professor. Conceitos como arquivo, memória, descontinuidade, regularidade enunciativa, saber, poder, objetivação, subjetivação, poder pastoral e resistência fundamentam teórico-metodologicamente o tratamento dispensado a discursos que promovem algum tipo de categorização para o professor. A partir de um vasto arquivo, procurando enfatizar o entrecruzamento de saberes e práticas que sustentam a compreensão do que deve constituir-se como requisito precípuo de sua atividade laboral e, em circunstâncias diversas, do seu modo de ser, os dados são sistematizados em duas categorias: a conduta ético-política do professor e sua profissionalização. A problematização desses enunciados possibilita a compreensão de que, muitas vezes, há uma anuência quase generalizada de que o professor é desvalorizado e que por isso é necessário partir em sua defesa. Além disso, a autora aponta, a partir dos dados coletados, para a emergência de um espaço de resistência, o qual é concebido como indício de que há uma escapatória a ponto de serem negadas certas formas de objetivação. Ao se subjetivar, não raramente, o professor contesta o lugar que o toma como o bom pastor, como o exemplo a ser seguido e, por isso mesmo, profere enunciados e adota posturas diversas que fogem às expectativas que existem em torno dele, podendo, inclusive, culminar no que pode ser considerado o ponto máximo de sua capacidade de "pular a janela", a saber, no